domingo, 6 de julho de 2014

De olho nos sonhos: muito além da ficção, eles dão sinais sobre sua saúde e relações

Sonhar é uma maneira do inconsciente lidar com situações difíceis ou até te dar dicas do que fazer

De olho nos sonhos: muito além da ficção, eles dão sinais sobre sua saúde e relações
Você já deve ter ouvido falar que sonhar com cobras pode significar traição, e muitas outras tentativas de interpretação do que se passa na sua mente enquanto dorme. Apesar de ser um mito, a verdade é que os sonhos são sim mensageiros, e te dão pistas do que é preciso mudar ou fazer no tempo acordada. Para você entender como eles funcionam, intenda mais com especialista, que conta tudo sobre o tema.
“O sonho é um conselho que você está recebendo do seu inconsciente e entendê-lo é uma ferramenta muito útil no seu cotidiano. Ele dá pistas do passado, do presente e até mesmo caminhos para o futuro”, explica João Oliveira, Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e autor do livro “A Importância dos Sonhos – Interpretação e Práticas para Saúde Plena”.
Onde tudo começou

Foto: Kladyk/iStock
Quer saber como esse estudo começou? Existem dois pensadores principais sobre o tema,Freud, considerado o pai da psicanalise, e Jung. “Freud diz que os sonhos surgem de uma vivência cotidiana, retratando o passado. Já para Jung, os sonhos servem como prospectores e podem ajudar na tomada de decisões para o futuro”, diz o especialista. Atualmente, o que se acredita é numa união dessas duas teorias.
Vale saber que durante o tempo acordada você não consegue processar todas as informações do ambiente, e se foca apenas em algumas. Durante o sonho, o que você não entende nesse tempo se revela. “A mulher tem o que muitos chamam de sexto sentido, e isso acontece, na verdade, porque ela consegue perceber muito mais coisas que o homem, trocando informações muito mais rapidamente por conta da estrutura do cérebro", revela.
Interpretando seus sonhos

Foto: Sergey Nivens/iStock
Esqueça aquela velha história de “sonhar com morte é boa saúde”, ou “cobra é traição”, afinal, uma cobra significa uma coisa para você e outra totalmente diferente para uma outra pessoa. O mais importante é tentar compreender o que cada item mostrado no sono representa individualmente na sua vida. “Não existe um dicionário de sonhos, falamos em arquétipos. Você vai encaixando cada coisa na sua experiência de vida, lembrando de coisas que te marcaram e você viveu”, completa.
Existem diferentes tipos de sonhos, os de baixa estrutura, que são resquícios do dia e não têm relevância simbólica, como, por exemplo, sonhar com o Brasil ganhando uma partida no dia do jogo, e aqueles que realmente vêm de muito mais tempo. “Dentro desse último temos o sonho objeto, em que as estruturas são do mundo real, como um fogão sendo realmente um fogão, e temos o sonho sujeito, onde cada símbolo representa o próprio individuo”, indica.
Você já sonhou com uma ambulância e acordou com a sirene? Isso acontece porque os sonhos podem ter ativação exógena, de acordo com o que ocorre no mundo externo, ou ativação endógena, de acordo com seu metabolismo. “Se você come algo muito pesado ou em muita quantidade, vai ter sonhos ruins. Se passou por muita adrenalina e chega em casa e vai dormir, a mente vai se aproveitar daquela estrutura e refletir seu perfil emocional em um sonho de ação”, revela.
De olho neles
Mesmo que a interpretação seja difícil de ser feita sozinha, existem sonhos em que você deve ficar ligada. Um deles é o pesadelo recorrente, aquele pesadelo que você tem há muito tempo e que costuma se repetir periódicamente “Quando você tem um pesadelo recorrente é a sua mente tentando te dessensibilizar de uma situação traumática, ele está tentando tratar uma situação difícil do passado”. Se esse é o seu caso, o ideal é tentar entender a que fato ele está ligado e procurar ajuda.

Foto: Sergey Nivens/iStock
Você tem muitos sonhos incrivelmente bons o tempo todo? Acredite, isso também não é um bom sinal. “Os sonhos são elementos compensatórios e eles tentam equilibrar sua vida. Se você tem sonhos muito bons todos os dias você deve ter algo de muito ruim acontecendo, porque ele precisa tentar te deixar feliz todas as noites. Já observamos pacientes que perto da morte tem sonhos fantásticos, isso é muito comum. Não quer dizer que você vá morrer, mas tem sim algo errado, como um problema emocional ou até de saúde”, adverte.
Se você sonhou com traição, esse também é um indicio importante de que sua relação precisa de ajustes. “Ele é indicativo de que algo não vai bem com o casal, que falta carinho e afeto entre eles. É como se fosse um alerta de ‘preste atenção ou ele vai te trocar’”, conta.
Não me lembro dos sonhos, e agora?

Foto: Michele Piacquadio/Hemera
Não se lembrar nitidamente de um sonho não é um grande problema, agora, se você não faz uso de nenhum remédio e não está extremamente cansada, e ainda assim não se lembra há meses, ligue o sinal de alerta: “Se você não se lembra de nada há muito tempo é sinal de que está com um problema que não consegue lidar e que vai te trazer sofrimento. O inconsciente prefere deletar aquilo que não conseguiu resolver para não trazer esse sofrimento para o seu dia. É indicativo de um problema bem complicado emocionalmente”.
Caso você seja daquelas que acorda lembrando muito bem, mas vai esquecendo a medida que os minutos passam, existe uma explicação e algumas formas de melhorar: “não existe serotonina suficiente no cérebro enquanto você dorme para guardar e fixar o sonho na memória.Uma dica é comer um pedacinho de chocolate amargo antes de dormir, para que ela seja mais viva”.
Outra boa maneira de manter a memória é compartilhar o sonho com o parceiro, porque contar para alguém é um bom exercício. “Outra forma é ter um caderno ao lado da cama e anotar algumas palavras desse sonho”, finaliza. 
Naiara Taborda
Copyright © 2014 Gazeta Mulher
- Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger