quarta-feira, 2 de julho de 2014

SAÚDE DA MULHER - Zumba fitness: um jeito divertido de queimar até 1000 kcal em uma hora de aula

A Zumba nasceu na Colômbia, virou febre nos EUA e agora desembarca por aqui em várias academias de fitness com o intuito de acelerar o emagrecimento de maneira divertida. Está sem estímulo para malhar? Essa dança latina pode te dar um empurrãozinho!


A modalidade toning é feita com maracas de 1 kg
Foto: Getty Images
Se Zumba ainda não faz parte do seu vocabulário fitness, chegou a hora de conhecer melhor essa modalidade que já conquistou cerca de 14 milhões de adeptas em 185 países. Até famosas, como Emma Watson, Shakira e Jennifer Lopez já aderiam a essa dança latina supersensual, que promete queimar de 600 a 1000 kcal em uma hora de aula. Quem garante é Caroline Pascarelli, professora de zumba da Contours, academia exclusiva para mulheres.

Como surgiu

A aula foi criada por um acaso em 1990, quando o colombiano Alberto "Beto" Perez, que ensinava ginástica aeróbica, em Cali, esqueceu a trilha sonora da aula e resolveu improvisá-la com os CDs de salsa e merengue que carregava na bolsa. Por pura intuição, ele fez nascer um novo método, que tem a música como condutora de movimentos aeróbicos. Em 2001, a dança-fitness foi levada para os Estados Unidos e agradou tanto que virou febre - e marca! Hoje, além das academias, já existem DVDs que ensinam o passo a passo da dança para ser praticada em casa.

Como é a aula

Segundo Caroline, a aula insere exercícios aeróbicos e localizados em uma coreografia divertida, que combina movimentos de rumba, salsa, merengue e reggaeton. "Mas hoje já começaram a acrescentar samba e hip-hop à modalidade. A ideia é que a aluna se divirta, enquanto tem um alto gasto calórico", conta a professora. Na opção "fitness", toda a sequência de passos é realizada explorando o peso do próprio corpo, já a versão "toning" é feita com maracas de 1kg, que se assemelham a halteres. Para idosos, gestantes e iniciantes existe ainda a "Zumba gold", que é feito com intensidade baixa, menos agachamento e menor complexidade de passos. Isso significa que para entrar no ritmo - e em forma - não é necessário ser expert em dança.

Benefícios proporcionados

A alta intensidade do exercício é comparada a de uma aula de corrida, spinning e muay thai. Resultado: é possível notar os quilinhos a menos depois de um mês de aula feita com uma frequência de duas a três vezes semanais. Além disso, Caroline destaca outros benefícios, como melhoria no sistema cardiovascular e do condicionamento físico, ganho na tonificação muscular dos membros inferiores (glúteo, quadríceps e panturrilha), aprimoramento da coordenação motora e da agilidade, e aumento da autoestima.


Na academia X Em casa

Conversamos com dois alunos para comparar as práticas. Confira os resultados:
Amanda Luz, editora de Mídia Sociais, faz aula de Zumba na academia
· Grau de dificuldade (de 1 a 5): 4
· Dificuldades enfrentadas: memorização dos passos e coordenação motora.
· Sensação final: muito cansaço e suor, semelhante ao observado depois de uma hora de esteira.
· Vantagem da academia: o compromisso funciona como um incentivo, e a professora auxilia na realização correta dos movimentos, pois não se trata de uma prática muito didática.
Luiz Carvalho, editor de arte, faz aula de Zumba em casa
· Grau de dificuldade (de 1 a 5): 4
· Dificuldades enfrentadas: memorização dos passos e coordenação motora.
· Sensação final: músculos do corpo inteiro trabalhados, inclusive os abdominais, sem se sentir muito ofegante.
· Vantagem de fazer em casa: poder fazer a hora que quiser e se recuperar tranquilamente da aula assim que terminar.

Onde encontrar

No site Zumba Fitness é possível encontrar instrutores licenciados e os kits para praticar em casa.

Conteúdo MDEMULHER
Copyright © 2014 Gazeta Mulher
- Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger