terça-feira, 28 de outubro de 2014

8 dicas para levantar a autoestima após um fora ou problema pessoal

Ditadura da beleza, ânsia pelo poder, pelo status social e até mesmo um "pé na bunda" são fatores que acabam fazendo com que algumas pessoas se sintam inferiores e gerando a falta de autoestima.

O problema é cada vez mais comum, mas com algumas dicas simples é possível fazer mudanças positivas na sua vida e se sentir mais segura. Quem ensina é a escritora Luiza Costa Gonçalves, autora do livro "Pergunte a uma mulher" (Ed. Pandorga).

Como ter autoestima

Tenha um hobby

"Fazer algo que você gosta ou ter seu tempo de lazer é fundamental não só para ficar mais leve e feliz, como também para conseguir seus objetivos. A própria ciência diz que ter um hobby melhora de forma considerável nosso rendimento em outras áreas", explica.


Sinta-se bonita

Ninguém é perfeito nem nunca será. E ser um maníaco por aparência pode ter efeito contrário, fazendo com que você nunca sinta que está bonito o suficiente. Por isso a dica é fazer o possível, mas sem se cobrar demais. "Não exagere nas guloseimas, mantenha o cabelo bem cuidado, são alguns passos para não ficar no desleixo. Tudo é uma questão de hábito", diz.

Aprenda com os erros

Nada de se vitimizar e começar a se achar a pessoa mais fracassada do universo e que seus objetivos nunca serão alcançados. "Não é porque você errou uma vez que não acertará das próximas. Pelo contrário, saber lidar com erros é uma questão de sabedoria, visto que ficará de lição para não cometê-los mais".

Imponha seus limites

Aprenda a dizer "não" e a não fazer o que não lhe agrada ou machuca. "Deixar que as pessoas façam o que bem entendem com você não fará com que você pareça mais legal e ainda por cima funcionará como um atropelo na sua autoestima", explica. É claro que você não deve ser mal-educado, mas precisa impor seus limites. Do contrário, vai acabar fazendo o que não quer e depois vai ficar se remoendo por dentro.

Cultive amizades

Manter por perto as pessoas com quem você pode se abrir, desabafar e pedir conselhos é importante. Bons amigos são como uma família e estarão com você para o que der e vier.




Valorize suas qualidades

Todo mundo tem defeitos e qualidades também. "Não seja tão duro consigo mesma e não repare apenas na sua barriguinha ou no mau humor", orienta.

Sonhe




O sonho é o primeiro motivador para que se coloque algo em prática. Mas, com o passar dos anos, as pessoas tendem a ficar mais pessimistas com a vida, dando muito mais tempo para pensar em coisas ruins que para sonhar. Não deixe isso acontecer. "Sonhar é de graça e sem limites", diz.

Tenha planos para o futuro
Além de sonhar, é preciso trabalhar para que as coisas aconteçam. O caminho nem sempre é fácil, mas existem poucas sensações melhores do que ver o resultado positivo de um esforço. "Começar e terminar algo é essencial para você saber que é capaz de ir para o próximo desafio e servem como motivadores para continuar lutando", finaliza.

Copyright © 2014 Gazeta Mulher
- Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger