sábado, 19 de novembro de 2016

DIÁSTASE DO MÚSCULO DA BARRIGA: EXERCÍCIOS PARA O PÓS PARTO

barriga diástase exercícios
A diástase, afastamento dos músculos do abdômen, afeta muitas mamães depois da gravidez. Isso acontece quando, mesmo após a gestação, a distância entre os músculos abdominais não voltam à forma original de imediato. 

sso acontece por vários fatores, entre eles o sedentarismo e também o fato de a estrutura corporal de algumas mulheres não aguentarem a pressão do crescimento do útero.  
Sintomas da diástase
diástase
Ilustração mostra como fica o músculo abdominal com a diástase.
O estufamento da barriga e a flacidez é o que mais assusta as mulheres que sofrem com a diástase. “É muito comum  as recém mamães sentirem vergonha ou terem a autoestima baixa devido ao problema”, afirma Gabriela Cangussú. Além dos problemas estéticos, os sintomas mais frequentes costumam ser dores nas costas, nas pernas e na região pélvica, além da postura.
Prevenção
Mulheres que já tiveram diástase em gestações anteriores têm mais risco de desenvolvê-la. O ideal é manter um intervalo de dois anos entre uma gravidez e outra. “Além disso, é importante que a gestante adote hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios de baixa intensidade. Depois do parto e da liberação do médico, as mães podem aumentar gradualmente a intensidade dos treinos”, explica.
Solução para a diástase
Thais Fersoza diástase
Thais Fersoza, que sofreu de diástase, usou o Instagram para falar sobre os benefícios do método hipopressivo no pós-parto.
De acordo com Gabriela, embora cada mulher tenha um tipo de corpo e que o tempo de recuperação varie de uma para outra, na maioria dos casos, é possível reverter  a diástase com atividades de fortalecimento em casa. “Prancha abdominal e exercícios sem carga são uma ótima opção para as  mamães. Tenho várias alunas que conseguiram melhorar muito o problema dedicando poucos minutos do dia para a atividade física”.
A publicitária Luciana Nogueira, 33 anos, teve os músculos do seu abdome separados na gravidez. Ela engordou 13 quilos na gestação e fazendo exercícios físicos em casa, perdeu 15 quilos e conseguiu reverter o quadro da diástase. “Eu bati o olho no espelho depois do parto e tomei um susto. Achei que esse problema fosse impossível de reverter, mas com exercícios todos os dias, dedicação e disciplina eu consegui voltar o corpo de antes”.

Exercícios para combater a diástase

Ponte lateral – isometria
barriga diástase exercícios
De lado, deixe as pernas unidas e os joelhos estendidos. Apoie o cotovelo e o antebraço no chão e coloque o cotovelo abaixo do ombro. Eleve o quadril e apoie a mão livre na cintura.
Fortalecimento de transverso
exercícios diástase
Deite-se com as costas no chão com os joelhos dobrados  e os pés apoiados no chão. Tente aproximar ao máximo o umbigo da coluna e se mantenha na posição. Evolua aumentando o tempo de permanência na posição.
Caminhada
exercícios diástase
De acordo com a Gabriela Cangussú, exercícios que contraem o abdômen ajudam na diástase, pois fortalecem a região. “Fazer caminhada, por exemplo, vai ajudar em  outros fatores, mas não para a diástase especificamente”, afirma.  

Academia online: uma solução para as mamães ocupadas!
exercícios diástase
Hoje existem programas online, como o Mamãe Sarada que ajudam as mães a voltares à forma após o parto.  A ideia do formato partiu da personal trainer e mestre em fisiologia do exercício Gabriela Cangussú.  Depois de sentir na pele o sobrepeso após a gestação do seu segundo filho, a especialista fitness criou então séries de aulas para serem executadas em apenas 14 minutos, todos os dias, tempo suficiente para colocar o organismo no eixo sem prejudicar a rotina com os filhos. 
O programa é totalmente focado nas áreas do corpo que são mais impactadas pela gravidez, como pernas, abdome, glúteos e lombar. Vale a pena conhecer!
Vila MulherComportamentoSiga no

COMENTE

 
Copyright © 2014 Gazeta Mulher
- Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger